Projeto interdisciplinar
Na mecânica, os componentes de equipamentos acabam sofrendo desgastes ao longo de sua utilização, por falta de manutenção ou devido ao seu tempo de vida útil ter excedido. Devido a isso há a necessidade de os mesmos serem manutenidos.
Podemos entender manutenção como o conjunto de cuidados técnicos indispensáveis ao funcionamento regular e permanente de máquinas, equipamentos, ferramentas e instalações. Esses cuidados envolvem a conservação, a adequação, a restauração, a substituição e a prevenção.
São os objetivos da manutenção:
* Manter equipamentos e máquinas em condições de pleno funcionamento. * Prevenir prováveis falhas ou quebras dos elementos das máquinas.
Uma manutenção ideal é a que permite alta disponibilidade a um custo adequado.
Segundo Araújo (2007) engenheiro mecânico, em relação à manutenção, “Hoje pode ser considerada como diferencial de competitividade entre as empresas, reduzindo custos de produção e assegurando qualidade”.
Tipos de manutenção
Há dois tipos de manutenção: a planejada e a não planejada.
A manutenção planejada classifica-se em quatro categorias: preventiva, preditiva, TPM e Terotecnologia.
A manutenção não planejada classifica-se em: corretiva.
1.1OBJETIVO
O projeto tem o intuito de evidenciar as diferentes áreas de atuação do Engenheiro Mecânico. Desenvolvendo assuntos que esclareçam aos alunos as particularidades encontradas em cada especialização do profissional.
1 PESQUISA
2.1 MANUTENÇÃO PREVENTIVA
Obedece a um padrão previamente esquematizado, que estabelece paradas periódicas com a finalidade de permitir a troca de peças gastas por novas, assegurando assim o funcionamento perfeito da máquina por um período predeterminado.
Segundo Drapinski “a manutenção preventiva visa manter a maquina em funcionamento, tomando providencias que previnam parada imprevista da maquina por dano, como também seu desgaste prematuro”.
O método preventivo proporciona um