projeto interdisciplinar I
Relatório final projeto interdisciplinar I
Implantação de e-commerce em supermercados
Adriano Makel Cruz de Lima; mat. 0200117119.
Marcelo Antônio Machado Amorim; mat.0200120377.
Marcone Martins Teixeira de Albuquerque; mat. 0200118454.
Rodrigo Melo dos Santos; mat. 0200116898.
O e-commerce e sua aplicação em supermercados
O comércio eletrônico, ou e-commerce é uma forma de negócio que tem suas transações financeiras realizadas através de dispositivos e plataformas eletrônicas como computadores e celulares. O principal exemplo deste tipo de comércio são as compras e vendas de produtos e serviços feitas através de lojas eletrônicas.
Em seus primórdios o comercio eletrônico se disponibilizava basicamente a venda de bens de pouco valor comercial como, livros e CDs, porém hoje em dia sua área de atuação vem crescendo exponencialmente, hoje se pode comprar no e-commerce desde produtos de alto luxo como mansões e iates, ate produtos de valores mais modestos como pilhas para o controle remoto de uma televisão.
O e-commerce esta trazendo uma mudança completa no modo como funcionam vários negócios, com o advento era da globalização uma empresa que quiser obter destaque diante dos seus concorrentes precisa estar integrada a essa nova economia.
Apesar do grande aumento do setor de e-commerce, e das grandes mudanças que ele vem trazendo para o cenário econômico mundial, algumas áreas comerciais ainda tem pouca representatividade neste setor, e o caso dos supermercados que ainda tem poucas soluções nesta área, segundo pesquisa da Associação Brasileira dos Supermercados (Abras) e da ACNielsen, apenas 1% dos 18.500 supermercados brasileiros está arriscando fazer vendas eletrônicas, e as que existem ainda encontram bastante falhas como atrasos na entrega, sistema de compra pouco intuitivo, e necessidade de muito cliques por parte do cliente para finalizar suas compras.
Oportunidade de negócio em supermercados
Ao observar alguns supermercados de