Projeto Interdisciplinar Treinamento e Desenvolvimento
Treinamento
Processo que possui quatro etapas (Diagnóstico; Desenhos; Implementação; Avaliação) e que tem como intuito fazer com que as pessoas atinjam a expectativa organizacional, tendo um preparo maior para desenvolver as suas qualidades, habilidades, tornando colaboradores mais criativos e produtivos. Esse processo de treinamento é a curto prazo (para que a pessoa se desenvolva no cargo que ela ocupa hoje), mas é essencial na visão organizacional até em termo de lucratividade.
Segundo Chiavenato (1999, p.296), o treinamento é uma fonte de lucratividade ao permitir que as pessoas contribuam efetivamente para os resultados do negócio.
Sendo assim, para o objetivo da organização ser alcançado, é necessário aplicar um treinamento com excelência, para que o colaborador desenvolva as atividades de maneira em que possa agregar na empresa.
Desenvolvimento
Diferente do processo de Treinamento, o de Desenvolvimento visa o colaborador como um capital intelectual e em cargos futuros, uma visão de ampliar o conhecimento dessas pessoas a longo prazo. Por essas características, antes o Desenvolvimento era direcionado a cargos mais altos, hoje em dia pode ser aplicado de uma maneira geral.
De acordo com Chiavenato (1999, p.323), o desenvolvimento são as experiências não necessariamente relacionadas com o cargo atual, mas que proporcionam oportunidades para desenvolvimento e crescimento profissional.”
Como exemplo podemos usar o método “Rotação de Cargos”, que é quando uma pessoa que ocupa um cargo, provisoriamente ou como uma transferência, passa a aprender outros cargos, assim ampliando as suas habilidades e conhecimentos necessários na organização.
Métodos de Desenvolvimento de Pessoas
Plano de carreira: funciona como um guia para que o colaborador identifique a posição que se encontra, identifique onde quer chegar e qual o caminho a seguir para que seu objetivo seja alcançado e também o tempo que esse percurso