Projeto interdisciplinar relacionado aos temas transversais "Ética" e "Pluralidade cultural"
Com base nas leituras propostas, discuta com seus colegas no FÓRUM, às seguintes perguntas;
1. Olhando para o sistema brasileiro de educação hoje, você diria que ele é burocrático e racional?
2. Qual é, segundo Weber, a formação exigida pela moderna burocracia?
3. O que é educação especializada, no contexto da teoria weberiana? Ela é praticada no Brasil? O QUE é educação especializada na teoria weberiana Ela é praticada no Brasil?
O SISTEMA BRASILEIRO DE EDUCAÇÃO E BUROCRATICO E RACIONAL?
A escola que conhecemos hoje, no Brasil, é marcada por características burocráticas e inserida num sistema de ensino igualmente organizado segundo normas burocráticas. Aplicados à organização do ensino, os princípios da racionalização que fizeram o êxito das atividades empresariais não favoreceram o desenvolvimento da educação brasileira. O modelo uniforme de organização escolar implantado não contribuiu na direção da universalização de uma escola fundamental que garantisse à classe trabalhadora a competente formação exigida pelo desenvolvimento científico e tecnológico que caracterizou o século XX.
Num sentido contrário, as políticas de educação requeridas pelo contexto da globalização dos dias atuais apontam para uma administração descentralizada, capaz de conferir autonomia à unidade escolar, instância em que devem se efetivar as mudanças requeridas para a educação. Tais políticas colocam em xeque o modelo de escola consagrado entre nós. Considerando-se que as inovações em educação não são simples, pois exigem mudanças culturais significativas, torna-se importante conhecer as bases do modelo ainda prevalecente e os movimentos de mudança hora propostos. Partindo desta constatação, o texto adota uma perspectiva histórica para traçar a constituição do modelo de escola brasileira cristalizado no imaginário social. Parte da análise das reformas educacionais e dos preceitos constitucionais em vigor no período de