Projeto interdisciplinar literatura e história
André Manoel Gonçalves Gouveia
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Sete Lagoas
2014
André Manoel Gonçalves Gouveia
TRABALHO INTERDISCIPLINAR
Trabalho apresentado ao Curso de Letras da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para o Módulo VII.
Professores: Eliane Provate, Anderson Teixeira Rolin, Celso Leopoldo
Pagnan, Juliana Fogaça Sanches Simm, Márcia Bastos
Turma: Letras VII
Unidade: Sete Lagoas
Sete Lagoas
2014
Sumário
1- INTRODUÇÃO
Formar leitores não é tão simples. É necessário a integração da família e escola no processo de estimulação do aluno a prática da leitura, e esta estimulação deve ocorrer de forma precoce para que se tenha um resultado satisfatório no hábito de ler. No Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei 8069, a criança tem direito a cultura, no entanto, a realidade mostra que este direito não está sendo fornecido de forma adequada ou integral. A mídia tem desvirtuado o conceito de cultura, banalizando e marginalizando a música e a televisão tendo como foco o sexo.
Nas escolas observa-se que a prática de leitura é posta para o aluno como uma obrigação, e este, em sua maioria, vê o momento de ler um livro como uma punição. Há aqueles também que utilizam de atalhos para se livrarem da leitura. Resumos dos livros são facilmente encontrados na internet, o que dificulta a aproximação indivíduo e livro.
Um outro fator que não desperta interesse dos alunos pela leitura são as atividades propostas em relação ao livro lido. Em sua maioria são relatórios ou fichamento destes livros, atividades que são reprovadas por estes alunos. É necessário que os professores diversifiquem e criem novas propostas de atividades com intuito de entreter a turma em relação ao tema abordado.
PROJETO PEDAGÓGICO
ROMANTISMO NO BRASIL: CONHECENDO NOSSA HISTÓRIA ATRAVÉS DA