Projeto interdisciplinar, inserindo a linguagem musical, enfocando o aprendizado de bichos de jardim, nos grupos 4 e 5 da educação infantil
Quando a escola se preocupa em formar cidadãos competentes, a mesma aborda uma exigência da focalização sobre o aluno, de uma pedagogia diferenciada. Mas para estabelecer relações entre as ilusões da sociedade do conhecimento e as pedagogias do aprender a aprender, é necessária que primeiramente se analise de forma breve qual essência tão proclamada lema educacional. A escola se preocupa mais com ingredientes de certas competências, do que colocá-las em situações complexas, a instituição não tem a preocupação de ligar esses recursos a certas situações da vida. Durante a escolaridade básica, aprende-se a ler, a escrever, assimila conhecimentos disciplinares, como matemática, história, ciências, geografia etc. Nessa perspectiva, aprender sozinho contribuiria para o aumento da autonomia do individuo, enquanto aprender como resultado de um processo de transmissão por outa pessoa seria algo que não produziria a autonomia e, ao contrário, muitas vezes até seria um obstáculo para a mesma.
Pois somente através de uma atividade autônoma o individuo poderá aprender a aprender usando o método de investigação, a nova educação deve pautar-se no fato de uma sociedade dinâmica, na qual as transformações em ritmo acelerado tornam os conhecimentos cada vez mais provisórios e pode ser recuperados em poucos anos ou mesmo alguns meses.
O aprender a aprender aparece assim na sua forma, mostrando seu verdadeiro núcleo fundamental. O caráter adaptativo dessa pedagogia está bem evidente, ela prepara o aluno para a competência necessária a condição de desempregado,deficiente,mãe solteira etc. Aos educadores cabe conhecer a realidade social não para fazer a critica a mesma e construir uma educação comprometida com as lutas por uma transformação social radical, e sim para saber melhor quais competência a realidade social está exigindo do individuo.
Para elaborar um conjunto de competências, não basta nomear uma comissão de redação. A descrição da mesma