Projeto Integrador
BANCOS E APLICAÇÕES
DESPESAS ANTECIPADAS
CAIXA
Inclui dinheiro, bem como cheques em mãos, recebidos e ainda não depositados, pagáveis irrestrita e imediatamente. Normalmente, o saldo de caixa pode estar registrado na empresa em uma ou diversas contas, dependendo de suas necessidades operacionais e locais de funcionamento, além disso há, basicamente, dois tipos de controle da conta Caixa, sendo eles:
Fundo
Caixa
Fixo
Flutuante
BANCOS E APLICAÇÕES
A conta “Banco Conta Movimento” é classificada no grupo "Disponibilidades", do Ativo Circulante (AC), onde são registrados os bens e direitos realizados até a data de encerramento do exercício seguinte. Essa conta representa os recursos financeiros que se encontram depositados em uma instituição bancária à disposição imediata da entidade.
A movimentação dos numerários na conta "Banco Conta Movimento" é feita por meio de depósitos, débitos, transferências, saques, emissão de cheques, etc.
Feitas
essas considerações, podemos concluir que a conta "Banco Conta Movimento" não é um DIREITO que a entidade possui, na verdade, ela é um BEM disponível da entidade, tendo em vista a facilidade de se obter o recurso depositado na instituição O saldo e a movimentação da conta
“Bancos Conta Movimento” devem ser, no final de cada mês, conciliados com os respectivos extratos bancários. Essa conciliação será efetuada por ocasião do levantamento dos balancetes mensais, dos balanços patrimoniais, com regularização das pendências mediante o seu registro na contabilidade.
As aplicações financeiras constituem-se num leque de investimentos com rentabilidade fixa ou variável, do tipo:
Fundos de Investimento Financeiro
(FIF),
Certificados de Depósitos
Bancários (CDB), Letras Hipotecárias, etc. Por ocasião da aplicação efetuamos o lançamento de transferência de numerário da conta bancária para a conta de aplicação correspondente ao tipo de aplicação efetuada. A apropriação do rendimento de aplicação financeira deve ser feita