Projeto integrador
Riscos Físicos: são aqueles em que os indivíduos estão expostos aos agentes físicos. Tais como: ruídos; temperaturas extremas (calor ou frio); vibrações (localizadas ou generalizadas), pressões anormais, umidade e iluminação.
Riscos Químicos: são aqueles ligados a exposição a qualquer produto químico que pode causar danos à saúde. Exemplos: poeiras, fumos, névoas , neblinas, gases, vapores , substâncias sólidas e líquidas.
Riscos Biológicos: são aqueles ligados a exposição a microorganismos que podem provocar inúmeras doenças. Ex: parasitas, fungos, bactérias, protozoários, bacilos.
Riscos Ergonômicos: estão ligados a uma variedade de fatores como posturas erradas, rotinas de atividades, esforço físico, monotonia e repetitividade.
Riscos Mecânicos ou Acidentes: são aqueles que ocorrem devidos às condições físicas do ambiente e por tecnologias impróprias. Ex.: fiação expostas, arestas cortantes, máquinas desprotegidas, ferramentas defeituosas.
2-Os Mapas de Risco são representações gráficas dos riscos mapeados no ambiente de trabalho por meio de círculos de cores e tamanhos proporcionalmente diferentes sobre o layout da empresa. Dessa forma, esses mapas apontam os riscos levantados, sentidos e observados pelos próprios trabalhadores e tem como objetivo contribuir para o diagnóstico da situação de segurança e saúde do trabalhador. Os mapas devem ser elaborados pela CIPA em conjunto com todos os trabalhadores e devem ficar afixados em local visível.
3- Etapas do Gerenciamento de Riscos:
1) Identificação do Risco
2) Estimação do Risco
3) Valorização do Risco
4) Controle do Risco
Nos dois primeiros, temos a Análise do Risco. Juntando-se com o terceiro, temos a Avaliação do Risco e, por último, o Controle do Risco.
4- O objetivo é que essa investigação reverta em melhores condições no meio ambiente de trabalho, favorecendo todos os indivíduos, diminuindo a ocorrência de acidentes e