projeto integrador
O presente relatório tem por objetivo apresentar um “Projeto Executivo de Sistema de Drenagem Urbana”, para uma área situada na região de Pinheiros grande SP, com 48,000 ha.
O estudo hidrológico foi desenvolvido com a finalidade de fornecer subsídios para o dimensionamento das estruturas hidráulicas necessárias à drenagem das águas pluviais, apresentando a delimitação da bacia e sub-bacias envolvidas, sua caracterização e as vazões de pico de enchentes calculadas para diversos períodos de retorno.
2. CARACTERIZAÇÃO FÍSICA DA ÁREA DE PROJETO
2.1. Localização
A área objeto do presente projeto situa-se na região de Pinheiros grande SP, tendo seu perímetro compreendido pelos seguintes logradouros:
2.2. Tipo de Ocupação
Pinheiros é um município brasileiro do estado de São Paulo que pertence à aglomeração urbana de Jundiaí e permanece como nos tempos de sua fundação, há quase 200 anos mesmo com o grande crescimento da infraestrutura do município, tem um ambiente agradável e interiorano marcado por tradições e qualidade de vida apresentando como paisagem natural, dentro do domínio do ecossistema Mata Atlântica, a fisionomia de “mares de morro”, com grandes vales, bolsões de mata e cerrados preservados. Seus morros arredondados apresentam elevações que variam de 878 a 725 metros sobre o nível do mar (M.S.N.M). Esta região é avizinhada, com domínio visual, por unidades topográficas com aproximadamente 1.100 M.S.N.M de altura, estando à Leste a Serra da Cantareira, ao Sul a Serra do japi e a Noroeste a Serra da Mantiqueira. Seus expressivos recursos hídricos dominam a paisagem com cursos d’água de pequenas dimensões e a ocorrência de belo lagos represados, tem o 2º Melhor Clima do Mundo, atestado pela UNESCO. Agrícola por vocação, o único município paulista onde a População do campo cresceu mais que a urbana é ativo participante do Polo Turístico do Circuito das Frutas, com a qualidade de seus morangos, poncãs, laranjas, pêssegos,