Projeto Integrador
PROJETO INTEGRADOR
Selma Luzia Fernandes
320818
Mogi das Cruzes, SP
2012
Selma Luzia Fernandes – 320818
PROJETO INTEGRADOR
Questões e Texto Dissertativo
Mogi das Cruzes, SP
2012
Questões
1. É partilhada, transmitida, e também construída pelo grupo e sociedade. É tudo aquilo o que o indivíduo aprendeu da cultura, da identidade cultural do lugar onde viveu. Sua base é construção história (lendas, crenças, ditos populares).
2. As crenças populares, não tem uma finalidade científica, não precisam ser comprovadas. São transmitidas pelos antepassados, de pai para filho, e assim por diante. Elas surgem partir de um pequeno grupo, ou lugarejo.
3. As crenças criam vida a partir do momento de que as pessoas começam a passar os contos a diante.
Desta forma esses se materializam a partir do momento que as pessoas passam a acreditar, como a história do lobisomem.
4. Do conto que é passado de geração a geração.
5. Sim, estão presentes.
6. Porque o conhecimento que adquirimos, o científico, aprendemos na escola, através de pesquisas, e estudos, o que nos comprova, tudo o que é falado. Já ao contrário das narrativas orais que nada pode ser comprovado, ou seja, trata-se uma informalidade.
7. Não.
8. Até aquele momento o guia adquiria apenas o conhecimento popular (senso comum), vivido por ele no grupo social, depois em contato com o turista ele teve conhecimentos sistemáticos, não se prendendo a tantos a tantas crendices, e sim a fatos comprovados, que poderá ser útil para ele na sua comunidade.
9. Para se dar com eficácia o ensino, aprendizagem, é preciso que o educador conheça e respeite todas as diferenças sociais e culturais que os alunos trazem a sala de aula. A partir de então esse deverá passar o ensino sistemático que deve ser aprendido. Texto Dissertativo
Narrar é contar histórias, ou seja, ela real ou fictícia, senso comum ou científico,