Projeto Integrador
Professor: Wagner Sguerri
SÃO BERNARDO DO CAMPO – 2013
SUMÁRIO
RESUMO
Esse projeto tem como objetivo mostrar ao leitor as causas dos acidentes no trabalho e como a empresa deve proceder caso isso ocorra. E será exposto também possíveis soluções para evitar que esses acidentes ocorram dentro das organizações evitando assim futuras perdas.
INTRODUÇÃO
Em 24 de março de 2012, foi relatado um acidente na empresa General Motors, em São José dos Campos. Antônio Teodoro Pereira Filho, 60 anos, morreu na empresa em que trabalhava há 32 anos. Ele estava fazendo hora extra, operando uma ponte móvel por meio de controle remoto. Enquanto ele realizava o serviço, uma ferramenta de 24,1 toneladas balançou e o lançou contra uma mesa de ferramentas, esmagando assim todo o seu corpo. O trabalhador foi encontrado desacordado pelos companheiros de linha, e foi levado para o Pronto Socorro da região, e morreu após sofrer três paradas cardíacas.
Desde o ano de 2011, a General Motors reduziu o seu quadro de funcionários, e as atividades estavam sendo realizadas em duplicidade, foi o que aconteceu com o funcionário Antônio Teodoro Pereira Filho. Assim que aconteceu o acidente, a empresa não cumpriu as normas de segurança do trabalho, ou seja, não acionou a perícia técnica, nem a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes).
Este não é apenas o único caso de acidentes de trabalho. São notificados por ano cerca de 700 mil casos no Brasil, sem contar as ocorrências que não são notificadas oficialmente. Mas será que sempre foi assim?
Até o início da Revolução Industrial, haviam poucos relatos sobre acidentes na execução do trabalho, isso porque o trabalho era manual. Essa situação começou a mudar quando surgiram as máquinas à vapor, nesse período as empresas estavam aumentando as suas produções, e os funcionários não estavam preparados para manusear aquelas máquinas, sem