Projeto integrador
INTRODUÇÃO:
Em relação ao Treinamento nas empresas observa-se segundo (Chiavenato, 1999), afirma que “as pessoas constituem o principal patrimônio das organizações”. Sendo assim, “O capital humano das organizações, composto de pessoas, que vão desde o mais simples operário ao seu principal executivo, passou a ser uma questão vital para o seu sucesso” (CHIAVENATO, 1999, p. 294).
Ainda de acordo com Chiavenato, em um mundo globalizado e competitivo, com a economia cada vez mais sem fronteiras, as organizações precisam preparar-se continuamente para os desafios da inovação e da competitividade (CHIAVENATO, 1999). “São as pessoas que fazem as coisas acontecer” (CHIAVENATO, 1999, p. 294). Para que as empresas consigam isso, é imprescindível o treinamento e desenvolvimento das pessoas. E as organizações mais bem informadas e antenadas com o mercado organizacional, investem em treinamento de pessoas para obter um retorno. (CHIAVENATO, 1999).
CONCEITO DE TREINAMENTO
Antigamente, alguns especialistas em RH consideravam o treinamento um meio para adequar a cada pessoa ao seu cargo e desenvolver a força de trabalho da organização a partir dos cargos ocupados (CHIAVENATTO, 1999, p.294).
Quase sempre o treinamento tem sido entendido como o processo pelo qual a pessoa é preparada para desempenhar de maneira excelente as tarefas específicas do cargo que deve ocupar. Modernamente, o treinamento é considerado um meio de desenvolver competências nas pessoas para que elas se tornem mais produtivas, criativas e inovadoras, a fim de contribuir melhor para os objetivos organizacionais, e cada vez mais valiosas. Ele enriquece o patrimônio humano das organizações (CHIAVENATTO, 1999, p.294).
DEFINIÇÕES DE TREINAMENTO
A definição de treinamento, segundo Chiavenato (1999), é um processo de desenvolver qualidade nas pessoas das organizações, para habilitá-las a serem mais produtivas e fazer com que façam isso com