Projeto integrador
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
SÃO PAULO
2011
Sumário
Introdução ………………………………………………………………… 3
Definição de Planejamento ………………………………………………… 4
Níveis de Planejamento ………………………………………………… 8
Elaboração e implementação do planejamento ………………………… 10
I – Diagnóstico Estratégico ………………………………………………… 14
II – Missão da Empresa ………………………………………………… 19
III – Instrumentos Prescritivos e Quantitativos ………………………… 24
IV – Controle e Avaliação ………………………………………………… 31
Conclusão ………………………………………………………………… 34
Bibliografia ………………………………………………………………… 37
Introdução
No início do século XX as sociedades, já capitalistas, foram inseridas num contexto de produção e consumo, o qual foi potencializado por meio de vários eventos no âmbito organizacional, dispondo as empresas ao fazer bem e fazer certo. A cada momento descobriu-se novas maneiras de ser eficiente e eficaz dando impulso à produção e às vendas.
A administração empresarial já se consolidava com o desenvolvimento de métodos de trabalho que otimizaram e aumentaram a produtividade e a qualidade dos bens produzidos. Rubricas foram atribuídas a algumas metodologias que serviram para criar e modelar a fôrma da área administrativa. Por exemplo, fordismo e taylorismo. Ambos os autores que deram origem a esses “ismos”, Ford e Taylor, assim, também, como Fayol, apresentaram aos empreendedores daquele momento, e que serve aos hodiernos, a possibilidade de obter mais resultados utilizando menos recursos da empresa para atender à grande demanda pautada pelo poder-fazer e o querer-ter intrínsecos da sociedade configurada para e pela revolução industrial.
A produção empresarial em alta escala instigou as expectativas sociais pelas aquisições de bens diversos. Era o ser querendo ter e a indústria concedendo-lhe a possibilidade de satisfazer seu querer.
A alta escala de produção conseguida naqueles tempos colocou os empresários à frente das demandas consumistas, inclusive