projeto integrador l
RGM: 335648
Curso: LETRAS
Atividade: Projeto Integrador I do curso de letras
Tema: DAS NARRATIVAS ORAIS Á PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO CRÍTICO.
3.1 Podemos dizer que o guia, ao contar as histórias, tem consigo a memória coletiva dos fatos que ele aprendeu com as pessoas com as quais convive? O que seria memória coletiva? Qual a base da memória coletiva.?
R: Memória coletiva é o conhecimento de pessoas através do contato com as pessoas. É coletiva porque é compartilhada por todos, e transmitida através das gerações. Ela é baseada em acontecimentos ou contos populares antigos. 3.2 Em que sentido as crenças populares estão relacionadas às narrativas orais? Como as narrativas orais são transmitidas? Como as crenças surgem em uma determinada sociedade?
R: No sentido de conseguir transmitir uma experiência ou conhecimento sobre um assunto, onde o narrador diz a respeito de crenças populares. São transmitidas por meio de conversas . E surgem com experiências vividas, com o passar dos tempos.
3.3 De que maneira as crenças populares ganham vida e se materializam na sociedade? Como surgir a história do lobisomem e de outros entes folclóricos?
R: Da maneira em que aconteceram através dos anos passados, e por meio das: religiões, jornais , livros, teatros, cinema, televisão, internet, enfim , mecanismos de comunicação, ganharam formas esse adequaram a cada realidade. A origem do mito lobisomem, foi criada por uma história se desenvolveu através da lua cheia onde um homem se transformava em um lobo ,assim como outras lendas folclóricas.
3.4 O lobisomem, primeiramente, foi um fato “inventado” e “narrado” por alguém (neste momento devemos pensar na narrativa oral); posteriormente, ganhou vida e, aos poucos, se materializou. A história que era simples foi criando mais corpo, ou seja, diversos elementos foram acrescentados à “lenda”. Hoje, estuda-se o lobisomem como pertencente ao “folclore”. Podemos dizer que o folclore é