Projeto Integrador- recursos hidricos
DISCIPLINA: PROJETO INTEGRADOR 7º SEMESTRE
Prof. Thiago
GRUPO ALPHA:
INTRODUÇÃO
Neste trabalho acadêmico o assunto abordado é Drenagem Urbana. Que consiste no conjunto de elementos destinados a recolher as águas pluviais precipitadas sobre uma determinada região e que escorrem sobre sua superfície, conduzindo-as a um destino final. Tem por objetivo possibilitar o desenvolvimento urbano de forma harmônica, articulada e sustentável.
Esse sistema de drenagem urbana deve ser considerado como composto por dois sistemas distintos, microdrenagem e macrodrenagem, que devem ser planejados e projetados sob critérios diferenciados.
A microdrenagem tem por função coletar e conduzir a água pluvial até o sistema de macrodrenagem, além de retirar a água pluvial dos pavimentos das vias públicas, oferecer segurança aos pedestres e motoristas e evitar ou reduzir danos gerados por alagamentos. Compõem o sistema de microdrenagem as vias, as sarjetas, o meio-fio, as bocas de lobo, os tubos e conexões, os poços de visita e os condutos forçados. Já a macrodrenagem destinam-se à condução final das águas captadas pela drenagem primária, dando prosseguimento ao escoamento dos deflúvios oriundos das ruas, sarjetas, valas e galerias, que são elementos anteriormente englobados como estruturas de microdrenagem.
Nas grandes cidades brasileiras a drenagem urbana tem sido desenvolvida dentro de premissas estruturais onde os impactos são transferidos de montante para jusante sem nenhum controle de suas fontes. No escoamento esse processo tem provocado aumento da frequência das enchentes e entupimento dos condutos e canais por sedimentos e a degradação da qualidade da água.
Com isso o objetivo do trabalho a ser apresentado é mostrar como funcionam os principais tipos de captação de água, que vão desde microdrenagem á macrodrenagem e como são realizados os estudos e o dimensionamento dos sistemas de captação de aguas pluviais.