Projeto integrador- Hospital SI
Maior órgão do complexo assistencial formado pelas unidades da Santa Casa de Misericórdia da Bahia, o Hospital Santa Izabel (HSI), localizado em Salvador, é responsável pelo cumprimento da primeira das sete obras corporais que integram o Compromisso da Instituição: cuidar dos enfermos. Esse nome foi dado à instituição como forma de homenagear a Rainha Izabel, conhecida como Madrinha da Misericórdia pelo trabalho social de construção de hospitais e hospícios. Fundado em 1549, como Hospital da Caridade, o Hospital Santa Izabel se destaca hoje pela eficiência do atendimento nas mais diversas especialidades, serviços médicos de alta complexidade e apoio diagnóstico e terapêutico, resultado do investimento permanente na modernização de equipamentos e instalações. Além da preocupação com treinamento e especialização do seu quadro de pessoal, o hospital Santa Izabel também conta com reconhecimento nacional por sua atuação na área de residência e pesquisa médica.
Em 1940, é construído o prédio do Ambulatório Silva Lima, que contribuiu decisivamente para a modernização do Hospital Santa Izabel, inclusive para o desenvolvimento de suas ações como hospital-escola. Em 1970, surge a Escola de Enfermagem Rosa Gattorno que, a partir de então, torna-se referência no ensino técnico de enfermagem. Em 1997, houve uma nova ampliação do Hospital Santa Izabel, com a Unidade Coronariana, que veio sedimentar a imagem de hospital de referência em Cardiologia.
No início deste século, o Hospital Santa Izabel desenvolveu ações que visaram manter o seu crescimento, dentro dos padrões científicos, éticos e humanitários que o tornaram, ao longo do tempo, uma das principais referências em Cardiologia, Neurologia, Ortopedia, Oncologia, Otorrinolaringologia e Reumatologia na Bahia. Atualmente o hospital atende a 39 especialidades e dispõe de 525 leitos de internação, 77 leitos de UTI, 36 de Pronto Atendimento, dois Centros Cirúrgicos e três Salas de Hemodinâmica. Hospital de