Projeto Integrador Desenvolvimento R1
6.1 CONCEITOS E CONSIDERAÇÕES SOBRE INUNDAÇÕES E ENCHENTES
Inundação pode ser o resultado de uma chuva que não foi suficientemente absorvida pelos sistemas de escoamento das cidades ou pelo solo, pode ser também provocada de forma induzida pelo homem, com construção de diques e barragens.
6.1.1 A Diferença Entre Inundação e Enchente: A uma diferença de conceitos entre inundações e enchentes, sendo que enchentes ocorrem em meios naturais e não afetam de fato a população. Inundações de fato são decorrentes de modificações do solo e provocam grandes danos e prejuízos.
6.1.2 O Problema Das Inundações: Os problemas das inundações em áreas urbanas indica que existem algumas colocações que ainda não foram feitas e que a sua divulgação seria de alguma valia para melhorar o equacionamento do problema. É fato que a inundação de uma área urbana não é desejada, em principio, não deveria ocorrer. Ninguém promove a utilização de um meio físico com a urbanização pensando que essa área possa vir a ser inundada.
O que seria responsável para que isso não ocorra se chama “sistema de drenagem urbano”, a chuva é inevitável, não tem como se impedir isso. Ela é necessária e útil, limpa o ar e promove a umidade, tão requerida pelo sistema respiratório do homem. Um sistema de drenagem ideal é aquele que promove o sumiço das águas logo após a sua ocorrência sem causar danos/transtornos na área urbana. Daí ocorre que a inundação acontece por causa de um sistema de drenagem ineficiente ou até mesmo sua inexistência.
Tudo isso vale evidentemente para a ocorrência de precipitações normais. A chuva é um evento resultado de condições hidrometereológicas que ainda não podem ser controladas pelo homem. O sistema de drenagem adequado não teria condições de absorver eventos extraordinários, trombas d’água, caso esteja fora da normalidade, não ocorrem com frequência, se enquadrariam mais como catástrofes do tipo de ventanias, furacões, inclusive terremotos, que