Projeto Integrador compósitos alumínio
Disciplina: Projeto Integrador
Docente: Paula Luciana Bezerra da Silva
Título do Projeto: Obtenção de compósito alumínio – polímero utilizando resina poliéster e fibras vegetais.
1. Professor Orientador (a)
Nome: Felipe Fernandes de Oliveira
2. Identificação do estudante
Nome: Matheus V. S. Malta
3. Título do Projeto de pesquisa
Obtenção de compósito alumínio – polímero utilizando resina poliéster e fibras vegetais.
4. Resumo
As inovações tecnológicas exigem materiais com combinações de propriedades não usuais, as quais não podem ser atendidas somente pelos metais, cerâmicos ou polímeros convencionais. Os compósitos são uma possibilidade de substituição destes materiais convencionais. Neste trabalho, o objetivo de estudo será na viabilidade da obtenção de um compósito metal-polímero, sendo composto por camadas de alumínio e polímero poliéster com fibras vegetais. Portanto, serão utilizadas placas de alumínio com dimensões de 2 mm de espessura e área 10000 mm2. O compósito será confeccionado na forma de laminas sobrepostas, sendo preparadas com 1, 2, 3 e 4 camadas de resina. Para caracterizar, será realizado ensaios de densidade aparente e macrografia do corte transversal das amostras obtidas.
Palavras-chave 1: alumínio
Palavras-chave 2: resina poliéster
Palavras-chave 3 compósitos
5. Introdução
Os principais materiais utilizados nas indústrias são os metais, cerâmicos e polímeros, em pequeno prazo esses materiais atendiam precisamente o que as indústrias necessitavam, porém, com o passar de um longo período de tempo foram feitas analises a esses materiais, nas quais sofreram corrosão química causada pela oxidação do oxigênio presente no ar, baseando-se neste fato foi criada uma nova classe de materiais conhecida como compósitos.
Atualmente, os materiais exigem combinações de propriedades não usuais, as quais não são atendidas por metais, cerâmicos e polímeros convencionais. As pesquisas vêm buscando cada vez mais materiais