Projeto integrador 2
4.1. Segmentação
Uma das formas mais eficientes para resolver altas médias de uso de largura de banda é a segmentação, ou seja, a configuração da rede para que ela seja formada por diversos segmentos separados (porém interconectados). A segmentação que também é chamada de partição, melhora o desempenho global, a segurança e a confiabilidade da rede. (GALLO. p, 331 e 332.2003)
Outra forma de segmentar uma rede é conectar fisicamente todos os nós aos seus servidores e colocar os servidores nas fronteiras dos segmentos. Assim, ao mesmo tempo, com os servidores nas fronteiras dos segmentos, os nós de um segmento não são impedidos de se comunicar com o um servidor em outro segmento. (GALLO. p, 333.2003)
4.2. MODELO HIERÁRQUICO
O Modelo Hierárquico ajuda no desenvolvimento de uma rede de computadores. Como entender, testar e consertar, possibilitando mudanças na rede. Desse modo podemos estudar melhorias em uma rede lógica através do Modelo Hierárquico.
A Empresa Monte Casa e Construção possui o Modelo Hierárquico Cliente Servidor, e dentro desse modelo possui 8 Servidores, quais podemos defini-los:
➢ Servidor 1 – WEB: Esse servidor possui 1 Proxy e um link de 512Kb da Embratel;
➢ Servidor 2 – Banco de Dados.
➢ Servidor 3 – Sistema: Esse servidor possui AD e DNS;
➢ Servidor 4 – WEB: Esse servidor armazena arquivo e possui um link de dados de 1Mb da empresa TVSom.
➢ Servidor 5 – Sistema: Esse servidor possui AD e DNS;
➢ Servidor 6 – Intranet: Esse servidor faz parte da Rede Interna, apenas para os funcionários;
➢ Servidor 7 – Nota Fiscal Eletronica: responsável por gerar as notas fiscais da empresa tanto da matriz como das filiais.
➢ Servidor 8 – Wsus e Teste: Wsus é responsável por baixar as atualizações da Microsoft e instalar nas instações clientes. E fica