Projeto integrado
Carlos Danilo P. Alves Daniel C. de Souza Ezequiel Araujo
Felipe L. Monteiro Jose Q. R. Silva Lucas M. Oliveira Roberto Santos Victor Alves Yago S. Prates
Curso: Engenharia Civil
Profª Orientadora: Dra. Milkes Yone Alvarenga FMU-FISP – Depto de Engenharia
Resumo
O artigo desenvolvido a seguir tem como ênfase os princípios básicos da Segurança do Trabalho na Construção Civil. O conteúdo é constituído por Normas, Políticas e Planos de Segurança, ambos recomendados dentro de um ambiente de trabalho, tendo em vista que é obrigatório a proteção dos colaboradores. Há também a importância do Engenheiro de Segurança do Trabalho, e o seu objetivo – prevenir e assegurar que nenhum trabalhador sofra danos durante o seu trabalho.
Palavras-chave: Segurança do Trabalho, Normas e Regulamentos, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), EPCs (Equipamentos de Proteção Coletiva), Fiscalização de Edifícios.
1. Introdução
O tema desenvolvido em questão tem por objetivo, apresentar medidas destinadas à garantia e integridade dos funcionários, e a segurança do local de trabalho. A desobediência, a negligência em relação aos procedimentos, e as condições de trabalho do ambiente, são os problemas mais frequentes em construções, e em consequência onde ocorrem os acidentes, levando fatalmente a pessoa a óbito.
É imprescindível a implantação de um sistema de segurança e saúde eficaz, tais como – a manutenção frequente de máquinas, o uso correto de equipamentos de segurança e o cumprimento das regras estabelecidas. Essas são algumas contribuições que podem proporcionar a queda de estatísticas, relacionadas aos acidentes no ambiente de trabalho.
2. Segurança do Trabalho na Construção Civil
Muitos trabalhos são considerados altamente perigosos, na construção civil isso não poderia ser diferente, pois esse setor trabalhista apresenta vários riscos para os trabalhadores.