projeto integrado
No Brasil, a inflação é um fator com que ouvimos falar diariamente, porém, pouco se sabe sobre sua causa e como ela realmente afeta a vida das pessoas.
Suas principais causas são a emissão excessiva de moeda, a inflação de demanda (quando a procura por determinado produto supera a capacidade de produção do mesmo) e inflação de custos, que ocorre quando há um aumento dos custos de produção (máquinas, matéria-prima, mão de obra, etc). E suas maiores consequências são a desvalorização da moeda do país e o clima econômico desfavorável, onde investidores evitam aplicações a médio e longo prazo.
Geralmente, o governo utiliza instrumentos da política monetária para combater a inflação. O mais comum é a taxa de juros, que quando está alta, diminui a quantidade de moeda no mercado e assim, contém a inflação.
Neste projeto, iremos abordar um pouco de como ela é calculada, quais índices são utilizados para o cálculo e exemplificar seu impacto na economia com a mesma cesta de produtos sendo coletada repetidamente, entre um período maior que 20 dias e menor que 45 dias.
Conceito de inflação
A inflação pode ser conceituada como um aumento generalizado e continuo no nível geral dos preços, ou seja, representa uma elevação em todos os bens produzidos pela economia.
Refere-se à elevação continua nos preços num determinado período de tempo, e não meramente uma elevação esporádica nos preços.
Uma vez que a inflação representa uma elevação nos preços monetários, ela significa que o valor real da moeda é depreciado pelo processo inflacionário, desta forma podemos definir que inflação é um processo monetário.
Podemos dizer que a inflação é causada por uma disputa dos diversos agentes econômicos pela distribuição da renda.
O processo inflacionário é caracterizado por elevadas taxas e particularmente por taxas que oscilam.
A distorção mais seria provocada pela inflação é a respeito á redução relativa do poder aquisitivo das classes que dependem