Projeto Integrado
1.1. Objetivo Geral
Desenvolver no estudante do curso de Engenharia de Produção Mecânica os conceitos básicos e habilidades relacionadas aos projetos de sistemas mecânicos e transmissão e mecanismos de elevação e transporte de cargas.
O crescimento de atividades nos segmentos de mineração, petróleo e gás e energia em âmbito nacional demandam a necessidade de desenvolvimento de equipamentos para à movimentação de cargas.
1.2. Objetivo Específico
O projeto deverá contemplar um sistema mecânico de Elevação e Transporte de Cargas do tipo PÓRTIPO ROLANTE, capaz de movimentar uma carga mínima de 3 kg numa área de 1,5 m2 (1000 mmx1500 mm) de uma extremidade a outra da área de trabalho a uma altura mínima de 1,0m. As medidas indicadas são internas à estrutura. A estrutura do Pórtico deverá ser constituída exclusivamente com:
Mexedores de café (em polímeros);
Talheres de refeição (em polímeros);
Retalhos de processos de extrusão (em polímeros);
Galhos de injeção (em polímeros).
Os polímeros aceitos para a elaboração da estrutura do pórtico são Polipropileno e
Poliestireno, preferencialmente reciclados.
A estrutura do pórtico poderá ser feita de apenas um dos materiais citados ou da combinação destes.
A união dos elementos que compõem a estrutura poderá ser feita utilizando – se fio dental comum e colas adesivas técnicas a base de cianoacrilato.
A estrutura deverá contemplar o uso de treliças para orientação da capacidade de carga e distribuição desta na estrutura.
Além dos materiais indicados, somente serão permitido o uso de materiais como fios, cabos, ganchos e polias para a movimentação da estrutura do pórtico e elevação da carga. Os sistemas de movimentação da estrutura e elevação da carga preveem movimentação através de motores de corrente contínua ou servomotores com tensão entre 3 e 34 Volts, sem limites para potência e corrente elétrica, sendo vetado o uso de sistemas pneumáticos ou