Projeto Integrado
As empresas estão cada vez mais conscientes da realidade do papel e da importância da área de Recursos Humanos como agente transformador da organização. Para que isto aconteça essa área precisa buscar uma interação com outras áreas e isso implica em uma mudança da sua vocação operacional para uma visão estratégica.
Quando isto não acontece, fica difícil considerar as pessoas de uma empresa, que cada vez mais denominamos como Capital Humano, como diferencial competitivo para a organização.
Para Lobato et alii (2005) “Formular estratégias de Recursos Humanos alinhadas ao negócio, desenvolvendo habilidades e competências dos profissionais, é um dos principais meios de garantir que a organização concretize sua missão”.
O objetivo da área de Recursos Humanos é avaliar o grupo de trabalho como ferramenta de sustentação dos objetivos organizacionais, e o individuo como parceiro importante dessa engrenagem do processo produtivo e social. “O progresso e o planejamento estratégico da área de Recursos Humanos depende da capacidade das pessoas mostrarem iniciativa diante dos desafios encontrados, estarem conscientes de suas responsabilidades profissionais, desenvolvendo habilidades à realização de suas tarefas e procurando o otimismo na construção de uma empresa de futuro”. (Fidelis e Banov, 2006).
A área de Recursos Humanos tornou-se fator crítico de sucesso para o desenvolvimento da habilidade de criar novas vantagens e estratégias para a empresa. Segundo Chiavenato (1999), a estratégia organizacional deve estar alinhada com a visão e objetivos principais da empresa. Desta forma torna-se indispensável o conhecimento da Visão da empresa para a elaboração das estratégias.
Apesar do reconhecimento da necessidade e importância da administração estratégica de Recursos Humanos, na prática, a