projeto integrado
Módulo 1 – Arquitetura dos sistemas de informação
A unificação das perspectivas desenvolvidas pelo modelo de negócio e dos sistemas de informação formam a arquitetura dos sistemas de informação. O modelo de negócios permite a discussão e compreensão auxiliando na definição das atividades que são executadas com o intuito de atingir os objetivos de uma organização. A modelagem de negócios é fundamental para a especificação dos sistemas de informação com suporte aos modelos de negócios.
1.1 arquitetura da informação
O termo “arquitetura da informação” é utilizado como uma metáfora pelos especialistas que projetam os sistemas de informação para indicar um modelo de organização abrangente e que serve para a geração e movimentação dos dados. Seus modelos e metodologias baseiam-se em documentar todas as fontes de dados importantes dentro de uma organização.
Ex:
Clientes;
Funcionários;
Produtos.
O desenvolvimento bem definido de uma arquitetura de informação pode estabelecer um acordo em comum entre as informações, de forma que as partes envolvidas utilizam a informação para a tomada de decisões. Logo, sua tarefa é a organização das informações dentro de um ambiente.
Objetivos da arquitetura de informações:
Definir o espaço das informações das organizações;
Realizar o detalhamento das análises dos fluxos de dados;
Definir os limites críticos do espaço das informações das organizações;
Determinar o que é informação e de onde ela vem;
Filtrar as informações.
1.2 Arquitetura dos sistemas de informação
A arquitetura dos sistemas de informação representa a estrutura dos componentes de um sistema, seus princípios, relações e diretrizes que conduzem a sua construção e evolução ao longo do tempo. Segundo (Zachman, 1997) a arquitetura é um conjunto de representações que são necessárias para a descrição de um sistema, visando a sua construção, manutenção e evolução. Com isso, chegamos à