Projeto integrado
LICENCIATURA EM PEGADOGIA
PENSAMENTO FILOSÓFICO: Pirronismo e Cinismo
MACAPÁ-AP
2012
FERNANDA LACERDA
GEOVANA SANTANA
ROSIGLEICA SANTOS
PENSAMENTO FILOSÓFICO: Pirronismo e Cinismo
trabalho apresentado a disciplina Pensamento Filosófico como requisito avaliativo ao curso de Licenciatura em Pedagogia turma 305 da Universidade Paulista, sob orientação da professor: Roberto sena.
MACAPÁ-AP
2012
INTRODUÇÃO
A Grécia antiga durante muito tempo foi influenciada por pensamentos ideológicos que surgiram através pensadores ou discípulos de grandes mestres tais como Sócrates, Platão, dentre outros; tais pensamentos influenciaram o surgimento de estilos de vida, nada convencionais pra uma época arcaica, elemento maior do diagnóstico de uma época na qual o poder não teme a crítica que desvela o mecanismo ideológico.
Varias correntes filosóficas surgiram dentre elas iremos citar o Pirronismo que se fundamenta no lado prático e material da vida, enquanto o Cinismo tem como estilo de vida o desapego aos bens materiais e externos. Pois tais correntes filosóficas estão presentes a todas as épocas e influenciam ate hoje pensadores e estudiosos do meio cientifico, atualmente é um grande aliado na formação de opinião do meio acadêmico.
1. PIRRONISMO
O Pirronismo também conhecido como ceticismo pirrônico, foi uma tradição da corrente filosófica do ceticismo fundada por Enesidemo de Cnossos no século I d.C., e registrada por Sexto Empírico no século III. Toma seu nome pelo filosofo Pirro de Élida (365/275 a.C. Élida, Grécia), considerado o verdadeiro fundador do “Ceticismo”. Seu ideário é totalmente voltado para o lado prático, o material, o todo cotidiano da vida e pode ser resumido ou descrito da seguinte maneira: 1. Não se deve ter, nem emitir, qualquer julgamento (ou juízo) sobre coisa alguma. Nada se deve afirmar ou negar sobre quaisquer fatos, seres, ou objetos, pois o intelecto Humano é limitado