Projeto integrado unicid contabilidade
Desenvolvimento Realizamos uma visita em um restaurante da cidade de São Paulo, especificamente no setor produtivo, cozinha. A demanda foi definida através de entrevistas com os funcionários do restaurante, onde 50 % responderam ser as condições dos utensílios e a falta de divisão de tarefas, o ponto fundamental para má qualidade de serviços. A aquisição de novos utensílios e uma organização na divisão das tarefas se faz necessária para que as tarefas possam ser realizadas em tempo hábil para atender a demanda do restaurante. Mencionaram por exemplo, o ralador está em más condições de uso, sem a alça para segurar, o que proporciona uma dificuldade na realização das tarefas que dependem dele, e as tornam mais demoradas. Afirmam ainda, o fato de não haver determinação da tarefa para ser executada, diversas vezes tem que parar o que estão fazendo para desenvolver outra tarefa solicitada pela responsável do setor. O restaurante atende cerca de 90 pessoas/dia, sendo os serviços oferecidos relacionados à marmitex e prato feito. A aquisição de novos utensílios e organização das funções tornaria o trabalho mais eficiente e menos cansativo.
Introdução
O setor de alimentação coletiva vem se tornando um mercado representativo na economia mundial, o ritmo de vida moderno contribuiu para o aumento desse mercado. A correria do dia-a-dia fez com que o número de refeições realizadas fora de casa aumentasse significativamente.
O mercado da alimentação é dividido em alimentação comercial e alimentação coletiva, sendo que os estabelecimentos que trabalham com produção e distribuição de alimentação para coletividades, atualmente recebem o nome de Unidade de Alimentação e Nutrição (UAN).
A produção de refeições para uma clientela definida envolve fatores como o número de operadores, o tipo de alimento utilizado, as técnicas de preparo e a infra-estrutura.
Frequentemente, a produção de refeições exige dos operadores alta produtividade em tempo