Projeto integrado rh
O sucesso das grandes organizações passa por uma excelente gestão dos recursos humanos. Uma análise a mais de mil empresas mundiais identificou as práticas que são comuns a todas as organizações de sucesso
Por: Jac Fitz-Enz.
A vida é um paradoxo. Somos constantemente confrontados com incongruências no nosso dia-a-dia e, especialmente, nas grandes empresas. Os gestores têm que pensar em termos globais, mas actuar localmente, têm que ser individualistas e participar em equipas, têm que delegar funções, mas mesmo assim controlar.
Os bens mais preciosos das organizações são as pessoas. Mas as pessoas são muito diferentes, e as empresas também. Por isso é difícil generalizar as melhores práticas de gestão dos recursos humanos.
De um estudo feito com o Saratoga Institute resultou uma lista de oito práticas comuns de actuação das empresas com maior sucesso actualmente. Nenhuma delas funciona por si só. A sua interacção torna por vezes difícil distinguir onde uma delas acaba e começa outra. Eis as práticas mais comuns.
1 Concentre-se no valor. No decurso duma acção de avaliação da performance na Prudential Property and Casualty, a vice-presidente de recursos humanos disse-me: «Estou cansada de ouvir as pessoas perguntarem “Qual o valor disto?” sempre que alguém sugere uma reunião, um projecto ou uma alteração.» Claro que era uma piada, pois estávamos precisamente a tentar persuadir as pessoas a concentrarem-se no valor, sempre. Esta prática é mais importante do que estimular apenas a actividade.
A tentativa de comparar os valores humano e financeiro já passou de intenção a prática comum. Enquanto a produção e o valor financeiro podem ser quantificados, o valor humano resulta da análise de tudo quanto as empresas fazem pelos empregados, como programas de formação, aconselhamento pessoal e supervisão das actividades. A avaliação é feita através das mudanças na atitude dos empregados e na sua performance geral.