Projeto integrado multidisciplinar
Em Economia o mercado não significa o mesmo que ouvidos todos os dias em casa:
Meu filho, vai no mercado e compra duas dúzias de ovos.
Quase todos nós já ouvimos isso em casa não é verdade?
Porém em economia este conceito é diferente.
O mercado nada mais é do que um conjunto de consumidores que absorvem determinados produtos e ou serviços. Para que exista mercado são necessários 3 agentes:
a) As Famílias, que são os consumidores e também a mão de obra do mercado.
b) As empresas, que são os fomentadores do mercado, fornecendo tudo que a sociedade necessita.
c) O Governo, que regulamenta todas as transações entre as famílias e as empresas. O governo ainda gera o bem estar da população sendo responsável pelas coisas básicas de uma sociedade, que são: Educação, Saúde, Lazer etc.
Estruturas de MercadoSão modelos que captam aspectos inerentes à organização dos mercados. Cada estrutura de mercado destaca alguns aspectos essenciais da interação entre oferta e demanda As principais estruturas de Mercado são:
Concorrência Perfeita,
Monopólio,
Oligopólio e
Concorrência Monopolista. CONCORRÊNCIA PERFEITA.
Principais Características:
Grande Número de Vendedores: Mercado Atomizado,os bens e serviços que atuam neste mercado não tem muita capacidade para influenciar os preços devido a grande oferta e padronização dos produtos. Produtos Homogêneos ou Idênticos: Os produtos são praticamente iguais entre os vendedores. Consumidores compram os bens apenas pelo preço: Não existem barreiras à entrada e saída de firmas no mercado. Mercado Transparente: Todos os participantes deste mercado têm conhecimento prévio dos lucros, preços etc. Exemplos desse Mercado:
Produtos Hortigranjeiros e Feiras de produtos agrícolas. Os preços são afetados pela quantidade ofertada e pela demanda pelos produtos. Preço de equilíbrio:
Ponto de equilíbrio entre a quantidade ofertada e o