PROJETO INTEGRADO FINAL
No momento atual, em que muito se discute a questão ambiental, uma grande vilã quando o assunto é a degradação ambiental e a emissão de gases de efeito estufa é a geração de energia elétrica.
Dentre as soluções, intensifica-se em diversas partes do mundo, inclusive no Brasil, a utilização das fontes renováveis de energia. Entre elas, destaca-se a energia produzida a partir dos ventos (eólica) demonstrando competitividade com os sistemas convencionais.
Através de amplas pesquisas bibliográficas em diversos documentos especializados neste tema, esse projeto visa analisar o uso da energia eólica e sua introdução na matriz energética nacional. Ao final, constata-se que este tipo de energia está em grande ascendência, e que é de muita valia para reduzir as emissões de gases do efeito estufa e incrementar a matriz energética nacional aumentando sua eficiência.
Introdução A energia dos ventos é uma abundante fonte de energia renovável, limpa e disponível em todos os lugares. Ela é obtida pela energia cinética contida nas massas de ar em movimento (vento). A utilização desse tipo de energia tem aplicações milenares, e foi uma das primeiras formas energéticas de tração não animal utilizada pelo homem para mover os barcos, impulsionados por velas, ou fazer funcionar a engrenagem de moinhos, ao mover as suas pás. Nos moinhos de vento a energia eólica era transformada em energia mecânica, utilizada na moagem de grãos e bombeamento de água. A utilização desta fonte energética para a geração de eletricidade, em escala comercial, teve início há pouco mais de 30 anos e através de conhecimentos da indústria aeronáutica os equipamentos para geração eólica evoluíram rapidamente em termos de ideias e conceitos preliminares para produtos de alta tecnologia. No início da década de 70, com a crise mundial do petróleo, houve um grande interesse, principalmente, de países europeus e dos Estados Unidos em desenvolver equipamentos para produção de eletricidade que