Projeto integrado - Análie e Precisão de Dados
O objetivo do nosso trabalho é identificar os problemas da empresa e utilizar as melhores ferramentas para alcançar os melhores resultados. A empresa que escolhemos para realizar o nosso estudo de caso foi a empresa Usibras Indústria de Usinagens de Peças Ltda Epp, inscrita no CNPJ 07.857.423/0001-71, é uma empresa de pequeno porte localizada na Rua Santos Dumont Nº 80, CEP-08551-300 Poá - São Paulo.
2. Estudos de caso
2.1. Caso A
No caso A, que se refere a uma empresa multifuncional distribuidora de combustíveis líquidos, o problema maior é o transporte, pois os caminhões são muito antigos e por carregarem combustível, que é um material corrosivo, acabam sofrendo um desgaste muito grande, o que pode acabar gerando graves acidentes e grandes prejuízos, tanto financeiro, quanto ambiental. A desconcentração do volume de carga dos caminhões também acaba gerando prejuízos e insatisfação dos clientes. Outro problema que encontramos nessa empresa foi à distribuição de logística, pois a frota de caminhões e o número de transportadoras são muito grande e difícil de controlar. A contratação dos motoristas também é um problema, nem um controle maior sobre a contratação desses funcionários, pois não é raro encontrar-los dirigindo embriagados ou com a carteira vencida. A ferramenta que podemos utilizar nesse caso é a de gestão de processos, pois essa ferramenta consiste em ter uma ampla visibilidade e controle na empresa, tento como foco o cliente e fazendo com que todos os seus colaboradores participem da organização. As informações que nos ajudariam a analisar essa situação são as atividades que compõe os vários processos dessa organização, métodos e procedimentos para realizar as atividades, os ambientes, os indicadores de desempenhos.
2.2. Caso B
O caso B refere-se a um hospital que funciona 24 horas. O seu principal problema é a escala de funcionários. O hospital trabalha com 6 turnos, e alguns funcionários dobram o seu turno, e