Projeto Int TI Trabalho Feito
A segurança da informação está ligada diretamente à proteção de dados, com a intenção de preservar seus valores para uma organização ou indivíduo.
Informação podemos entender como todo conteúdo ou dado valioso, para um indivíduo ou organização que consiste em qualquer conteúdo com capacidade de armazenamento ou transferência.
Confidenciabilidade, integridade e disponibilidade são algumas das características da segurança da informação.
Confidenciabilidade, diz respeito ao inacesso da informação, ou seja, a informação que não pode ser divulgada.
Integridade, diz respeito à informação que não pode ser alterada ou apagada sem autorização.
Disponibilidade, é o acesso aos serviços do sistema para usuários ou entidades autorizadas.
Atualmente, não tem como imaginar uma empresa que não utilize sistemas de informação, para dinamizar suas tomadas de decisão e estabelecer planejamentos futuros.
Por isso, crescem os meios de compartilhar e armazenar dados, cresce também a importância de se criar uma cultura, dentro das empresas, para que utilize mecanismos de segurança e armazenamento de informações mais completos e confiáveis.
Porém, o que vemos, é que as empresas insistem em não dar valor a segurança das suas informações, encarando somente como um aspecto físico, como costumava ser antigamente.
A segurança da informação nos leva a redução de riscos quantificáveis obtidos através de metodologia de risco, como por exemplo a eliminação de vulnerabilidades explícitas.
A integridade e estabilidade das informações transportadas ou armazenadas são alguns dos benefícios que pode ser gerado através da segurança da informação.
As vulnerabilidades são infelizmente presentes nos ambientes computacionais, que podem ser objetivamente exploradas por ameaças, conscientemente ou não, podendo causar incidentes que comprometa a segurança.
Portanto, a segurança da informação é extremamente importante no que diz respeito a preservação de dados para um indivíduo ou uma organização.