PROJETO INICIAL Inclus O Digital Para A Terceira Idade
Marcos Ribeiro, Mariana Trudes e Tainah Carrion.
IFSP – Instituto Federal de São Paulo, Campus Boituva
1. INTRODUÇÃO:
Fundado em 1948 na cidade de Porto Feliz, o asilo “Cidade dos Velhinhos” é uma entidade filantrópica, sem fins lucrativos que abriga hoje 37 idosos com idade superior á 60 anos, com ou sem referência familiar. Na Cidade dos Velhinhos são realizados serviços de abrigo, proteção e cuidado aos idosos conforme a LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social), Constituição Federal e o artigo 3º do Estatuto do Idoso que lhes assegura “o direito à vida, à saúde, à alimentação, à educação, à cultura, ao esporte, ao lazer, ao trabalho, à cidadania, à dignidade, ao respeito e a convivência familiar e comunitária”.
A Cidade dos Velhinhos recebe doações mensais dos moradores, comércio e empresas da cidade, que, junto com os benefícios (aposentadoria) de alguns idosos, subsidiam os gastos mensais necessários para manter a entidade que cumpre muito bem o papel de amparar os idosos.
Sabendo que os direitos supracitados estão sendo atendidos quase que em sua totalidade, verificamos a necessidade de complementar os itens que tratam da cultura e lazer, uma vez que os idosos possuem poucas atividades nesse sentido.
Desenvolveremos então, dentro de um ambiente físico (sala de informática), que ajudaremos a montar, um software baseado nas limitações dos idosos que auxiliará na inclusão digital destes.
2. PROBLEMA:
Os 37 idosos atendidos pela Cidade dos Velhinhos não possuem hoje muitas atividades culturais e de lazer, ficando limitados apenas a assistir TV, e praticar jogos de cartas e tabuleiros. Atividades que estimulem novos conhecimentos e domínio de novas ferramentas pode e devem estar presentes no dia a dia dessas pessoas.
3. OBJETIVO:
Desenvolver um software educacional para a terceira idade, que, baseado nas limitações e níveis de aprendizagem dos idosos, será capaz de proporcionar a