Projeto informatica
2.1 Título do Projeto
Projeto reconstruindo vidas através da inclusão digital
2.2 Coordenador do Projeto
2. DESCRIÇÃO DA JUSTIFICATIVA
A entidade “Morada de Deus” pretende desenvolver o Projeto reconstruindo vidas através da inclusão digital entre as pessoas que estão em tratamento da dependência química, durante o tempo em que os mesmos permanecerem internados.
O diferencial deste projeto se deve ao fato de que em nosso espaço pretendemos capacitar dependentes químicos de álcool, crack e outras drogas, criando oportunidades para o aprendizado e para o desenvolvimento de profissões e de geração de renda para o indivíduo, permitindo que o mesmo venha a se reestruturar social e financeiramente após a conclusão do tratamento.
Através das diversas intervenções psicossociais proporcionadas ao longo do processo terapêutico, onde o indivíduo é encorajado a se manter em abstinência, sendo acompanhado durante doze meses após a conclusão do tratamento, pela nossa equipe técnica ou ainda através de parcerias formalizada com outras instituições.
Nos últimos anos, tem sido apregoada aos quatro cantos do Brasil a necessidade de se fazer a inclusão digital para aqueles indivíduos que não têm acesso às tecnologias de informação e comunicação ou simplesmente TIC’s, como são mais comumente conhecidas. Três pilares formam um tripé fundamental para que a inclusão digital aconteça: TIC’s, renda e educação. Não é difícil vaticinar que sem qualquer um desses pilares, não importa qual combinação seja feita, qualquer ação está fadada ao insucesso.
Segundo o Mapa de Exclusão Digital divulgado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-RJ) juntamente com outras entidades, aproximadamente 12% dos brasileiros tem computador em suas residências e pouco mais de 8% encontram-se conectados à Internet.
É importante destacar que a maioria da população brasileira, aproximadamente 90%, encontra-se excluída do desfruto das tecnologias da