PROJETO GESTANTE
EDUCAÇÃO - GUARAPUVU
Caroline da Silveira, Michely Vieira Azevedo
Acadêmicas do Curso de Pedagogia da UFSC
Justina Inês Sponchiado
Técnico em Assuntos Educacionais do Depto. de Estudos Especializados em Educação
Olga Celestina da Silva Durand
Profa. do Depto. de Estudos Especializados em Educação da UFSC (Coordenadora) olgadumu@terra.com.br Resumo
A proposta do Projeto Conquistando Espaços: mulheres, arte, política e educação têm o intuito de fortalecer o vínculo entre grupos acadêmicos e populares numa reciprocidade significativa. Este tem como objetivo desenvolver ações junto às mulheres, que histórica e culturalmente vem tendo pouco espaço de expressão. O Projeto é desenvolvido na Casa Chico Mendes e se propõe favorecedor de aprendizagens, de trocas, de sociabilidades, visando o desenvolvimento social e político destas mulheres e acreditamos que indiretamente estamos atingindo também a educação de seus filhos.
Palavras-chave: Mulheres, Arte e Educação.
Introdução
O projeto Conquistando Espaços: mulheres, arte, política e educação - Projeto
GUARAPUVU – volta-se para uma faixa da população de baixa renda e tem como objetivo desenvolver ações junto a grupos de jovens e mulheres, buscando uma interação dessa instituição com essas populações, procurando cada vez mais contribuir para a superação do aleamento desta instituição com referência a problemática das populações periféricas.
Mais especificamente suas ações têm sido voltadas para o desenvolvimento humano de mulheres, mães de alunos e alunas vinculados a outros projetos desenvolvidos na Casa Associação dos Amigos da Comunidade Chico Mendes (comunidade com o
mesmo nome localizado à margem da via expressa). Visa desenvolver ações educativas de sociabilidade, arte e cultura oportunizando as discussões das suas condições de cidadãos/ãs.
A nossa proposta é construir junto com essas mulheres a capacidade de elas poderem se olhar