Projeto fonte regulável
DISCIPLINA AULA No. PROFESSOR
ELETRÔNICA I PROJETO - Instruções
EMENTA
Projeto (síntese) de uma fonte regulada de tensão variável com proteção de corrente.
Circuito de referência:
Nota: Como trata-se de uma síntese (projeto) e não de uma análise, o cálculo é feito da direita para a esquerda, ou seja, da carga para a alimentação.
Descrição do circuito:
1) O transformador T1, com os diodos D1 a D4 e os capacitores C1 e C2 formam dois circuitos retificadores de onda completa, a partir de um transformador com “center-tap”, um para fornecer a tensão retificada positiva, filtrada e não regulada para o circuito de regulação seguinte, e o outro para fornecer uma tensão retificada negativa, filtrada e não regulada, como referência para alimentar o circuito de referência de tensão a diodos Zenner.
2) Os transistores Q1 e Q2 formam uma configuração Darlington que tem por objetivo oferecer a corrente e a tensão regulada sobre a carga. O resistor R2 é responsável por fornecer corrente de base suficiente à base de Q2, que multiplicada pelo BETA do conjunto Darlington corresponderá à corrente consumida pela carga.
3) O potenciômetro R5 e o resistor R4 formam um divisor de tensão que obtem uma parcela ajustável da tensão de saída, que é entregue à base de Q3.
4) O transistor Q3 funciona como um comparador de tensão, entre a tensão de base, que á a tensão na saída do divisor resistivo, e a tensão de emissor, que é a tensão fornecida pelo diodo Zenner D5. O resistor R7 (que está faltando no esquemático), ligado entre o capacitor C1 e o diodo Zenner, é responsável por garantir a corrente mínima para qu eo diodo Zenner opere em sua região de Zenner (tensão constante).
5) O resistor R6 e os diodos D7 e D6 (Zenner igual a D5) fornecem uma tensão estabilizada negativa igual a –(Vz+Vd), que é equivalente a –(Vz+Vbe), de tal forma que a tensão na base de Q3 esteja sempre muito próxima de zero volts. Essa condição é necessária para que a