Projeto floricultura e paisagismo
Instituto de Ciências Agrárias
AGR 470 - Floricultura & Paisagismo
Professora: Elisa Maria Sena
RELATÓRIO
Implantação e Manejo de plantas ornamentais
Chrysanthemum (Crisântemo) e Antirrhinum majus (Boca-de-leão)
Discentes: Eduardo Martins Vinha - nº 106
Marcelo Oliveira – nº 278
Pedro Borges
Pedro luiz Muzeka
?? de março/2013
Rio Paranaíba - MG
Introdução:
No Brasil ocorre um movimento marcado por fortes índices de crescimento da base produtiva e inclusão de novos polos geográficos regionais na produção de flores e plantas ornamentais, e a pretensão desejável é que esse índice de crescimento continue de forma ascendente e que as mercadorias de escoamento sejam asseguradas.
O investimento em flores é uma boa opção para o empreendedor por demandar pouca área e o ciclo de produção, Chrysanthemum (Crisântemo) e Antirrhinum majus (Boca-de-leão), é curto, o que permite rápido retorno do capital investido. O crisântemo originário da Ásia e possuidor de mais de cem espécies diferentes é muito famoso graças as suas flores. A flor de crisântemo pode possuir vários formatos e cores diferentes, geralmente apresenta pelo menos uma das cores a seguir: amarelo, branco, vermelho, azul e roxo. É uma flor que floresce no inverno, o que é bem útil para garantir que o jardim terá flores durante todo o ano, uma vez que a maioria das plantas ficam dormentes nesse período. Já a boca-de-leão, florífera de jardim excelente para a formação de canteiros e maciços a pleno sol, é também utilizada em vasos e jardineiras, assim como flor-de-corte. Seu porte e textura é herbáceo e apresenta folhas lanceoladas e pequenas. As flores são formadas no final do inverno e inicio da primavera.
Mas para obter uma produção de qualidade da boca-de-leão e do crisântemo, o produtor precisa especializar-se buscando estratégias para redução dos custos de produção e melhoria da qualidade das plantas