Projeto " flagbol nas escolas
AUTOR: TELESCA, CLÁUDIO LUIZ
E-MAIL: TELESCA@UOL.COM.BR
Introdução: A modalidade esportiva Flagbol nascida a partir do Futebol Americano em meados dos anos 40 do século passado, teve como impulso de sua prática no Brasil, no âmbito escolar, a atuação do Professor de Educação Física Cláudio Telesca, desde 1999. O estímulo pelas respostas positivas apresentadas nas primeiras turmas de alunos praticantes, o levou a elaborar um Projeto Pedagógico a fim de possibilitar a expansão do conhecimento teórico-prático da modalidade. Com o apoio logístico da National Football League (liga profissional americana) o projeto foi batizado de “Flagbol nas Escolas”.
Objetivo: Introduzir o flagbol como conteúdo nas aulas de educação física para alunos de 4ª à 8ª séries do ensino fundamental de escolas públicas localizadas nos bairros Jardim Ângela e Campo Limpo da cidade de São Paulo.
Metodologia: A estrutura do projeto é caracterizada por 3 etapas assim descritas: 1) Acesso ao conhecimento: através de cursos de capacitação para professores de educação física com distribuição de apostilas, vídeos educativos e material de jogo; 2) Execução: aplicação dos conhecimentos nas aulas de Educação Física; 3) Demonstração e Integração: com a realização de festivais e torneios entre as escolas participantes.
Resultados: Atualmente mais de 15 escolas foram beneficiadas, representadas por 30 Professores de Educação Física que proporcionaram para aproximadamente 10.000 alunos, o primeiro contato com o Flagbol, que por exaltar principalmente a estratégia do Futebol Americano sem o uso do contato físico possibilitou uma saudável interação entre alunos de ambos os sexos em diferentes faixas etárias.
Conclusão: Sob a responsabilidade da Associação Paulista de Futebol Americano o projeto “Flagbol nas Escolas” mantém sua continuidade com ideal de alcançar novos horizontes na busca de consolidar o Flagbol como um esporte