PROJETO FILOSOFIA E ARTE
PROJETO INTERDISCIPLINAS ENVOLVENDO AS DISCIPLINAS DE “ARTES” E “FILOSOFIA”, SOB ORIENTAÇÃO DAS PROFESSORAS GISELDA E ROBERTA DIAS BENTO, CONTEMPLANDO O 3° ANO 1 DO ENSINO MÉDIO NA ESCOLA NELSON STROILI- RIO CLARO 2015
O PROJETO
O projeto ‘’Explicando filosofia com arte’’ tem como objetivo reunir duas disciplinas essenciais para o curriculo do aluno cursando o ensino médio, a disciplina de ‘’artes’’ e de ‘’filosofia’’ .
Sabemos que a história da filosofia é a ‘’nosa propria’’ história; afinal somos o resultado de um longo processo de errâncias. Sabemos também que qualquer reflexão sobre os problemas mais urgentes e atuais da nossa sociedade permanecerá sempre impotente se não levar em conta suas origens. A história da filosofia pode, entretando, funcionar como uma intimidação, tolhendo nossa capacidade de pensar criativamente .
A filosofia é ela mesma uma espécie de amor, um amor que pensa. O amor é o mais celebrado dos afetos, tanto na poesia, no teatro, como na música. Entretando, parece que muito pensamento destrói os sentimentos (isso que indica uma certa incompatibilidade entre pensamento e amor). Será possível celebrar o amor através do pensamento ? A noção de amor é uma questão filosófica fundamental e diz respeito ao outro. Pensar o amor implica refletir sobre a nossa relação com a alteridade e , mais radicalmente, sobre a nossa relação com a alteridade que há em nós mesmos.
Que é o amor? O primeiro impulso é responder essa questão com exemplos: há o amor condicionado pelo sangue em comum, o amor do pai ou da mãe pelo filho ou do irmão pelo irmão; há ainda a amizade, que não é uma ligação sensual ou familiar, é uma afeição pelo próximo conhecido; e há finalmente a caridade, o amor pelo próximo desconhecido. Esses vários tipos de amor parecem organizar uma hierarquia não explícita: do mais sensível para o mais espiritualizado, do mais egoísta e possessivo para o mais desprendido e solidário, do mais natural para o