Projeto "Festas do Pará"
Alunos atendidos: 2º ano do Ensino Fundamental
Justificativa:
O mês que antecede a amostra cultura sempre desperta um grande interesse nos alunos em trabalhar o assunto “Festas do Pará”. O mês é marcado por grande movimentação dos alunos, na pesquisa, no movimento dos seus familiares, nas comemorações festivas.
Objetivos Geral:
Como estamos próximo a feira, estaremos trabalhando o tema: Festa do Pará. O objetivo principal do projeto é enriquecer o conhecimento da turma quanto aos costumes das festas do Pará. Isso se dará através de atividades com pesquisas, lúdicas e prazerosas, contribuindo para a socialização dos alunos.
Objetivos Especificos:
Conhecer as características das festas do Pará em diferentes em diferentes municípios do estado;
Valorizar e demonstrar atitudes de respeito ao trabalho em equipe ;
Compreender a história da festas, bem como seu valor dentro da cultura do estado, destacando seus aspectos sociais e religiosos;
Perceber a importância do trabalho em equipe e a união do mesmo;
Recursos:
Músicas;
Colagem;
Recortes;
Produção de enfeites para a sala;
Tradições;
Origem das Festas do Pará.
Culminância:
Elaboração de um mural com as características de cada Festas.
Elaboração dos Brindes.
Avaliação:
Será avaliado no decorrer do projeto a participação, a colaboração e a organização dos alunos durante as atividades.
Festas a serem trabalhadas em sala
Folguedos Populares
O Pará é mesmo uma terra de muitas surpresas e expressividade cultural autêntica. Sua gente preserva suas raízes e cultiva o gosto pelas artes populares. É uma forma de guardar suas origens em respeito aos antepassados. Entre as manifestações culturais mais apreciadas estão os folguedos populares. São festas, cheias de dramaticidade e alegria, que acontecem, tradicionalmente, em datas marcadas.
O Çairé, no município de Santarém, é uma festa que dura oito dias, misturando o profano e o religioso. A Marujada, em Bragança,