Projeto feijao
DISCIPLINA: Currículo
Data: 23/10/2012
PROF.ª DA DISCIPLINA: Marisa
ALUNOS | APRESENTADORES: ELIANE DEFENDE DOS ANJOS, MARIA GABRIELA GAROTTI, MARIA CAROLINA E MARIA JOSÉ.
OBJETIVOS:
Compreender através de explanação teórica, atividades coletivas e individuais a prática de produção e interpretação de texto no ensino fundamental I.
TEMA:
Prática de produção e interpretação de texto.
ESTRATÉGIAS:
A) TÉCNICAS:
Aula expositiva, produção e interpretação coletiva e individual.
B) RECURSOS:
Power Point, lousa, giz, folha sulfite e lápis grafite.
DESENVOLVIMENTO:
Apresentação dos alunos professores.
Explanação sobre a Prática de produção e interpretação de texto de acordo com o PCN do ensino fundamental I.
Citação do PCN sobre prática de produção de texto:
“Um escritor competente é alguém que, ao produzir um discurso, conhecendo possibilidades que estão postas culturalmente, sabe selecionar o gênero no qual seu discurso se realizará escolhendo aquele que for apropriado a seus objetivos e à circunstância enunciativa em questão. Por exemplo: se o que deseja é convencer o leitor, o escritor competente selecionará um gênero que lhe possibilite a produção de um texto predominantemente argumentativo; se é fazer uma solicitação a determinada autoridade, provavelmente redigirá um ofício; se é enviar notícias a familiares, escreverá uma carta.”
Citação do PCN sobre prática de interpretação de texto:
“O conhecimento a respeito de questões dessa natureza tem implicações radicais na didática da alfabetização. A principal delas é que não se deve ensinar a escrever por meio de práticas centradas apenas na codificação de sons em letras. Ao contrário, é preciso oferecer aos alunos inúmeras oportunidades de aprenderem a escrever em condições semelhantes às que caracterizam a escrita fora da escola. É preciso que