Projeto Farmacologia
DEPARTAMENTO DE FARMACOLOGIA CLINICA
CONTRACEPÇÃO DE EMERGÊNCIA
CERES
2014
DAYANE DE SOUZA PIRES
MARIA PAULA GOMES
CONTRACEPÇÃO DE EMERGÊNCIA
Trabalho apresentado à disciplina de Farmacologia Clínica, como pré-requisito de aquisição de nota do curso de Farmacologia sob a orientação do Prof. Dr. Claudio Rabelo.
Ceres
2014
INTRODUÇÃO
A Contracepção de Emergência (CE) e um método utilizado quando ocorre falha conhecida do método contraceptivo em uso diário , uso incorreto do anticonceptivo e violência sexual. São casos que ocorrem com frequência e dentre eles podem ser citados falhas comum como rompimento do preservativo, esquecimento prolongado do anticonceptivo oral, atraso na data do injetável mensal, calculo incorreto do período fértil, entre outras ( SOUZA, 2008 ). Essas condições levam ao uso incorreto do método e acabam expondo a um grande risco de gravidez indesejada. No caso de violência sexual, a mulher ou adolescente e privada da alternativa de escolha e acaba sendo submetida a uma gravidez indesejada ( BRASIL, 2005 ).
Assim Contracepção de Emergência (CE) que e conhecida popularmente como “Pilula do Dia Seguinte” tem sido um importante medicamento na vida das mulheres por apresentar grande potencial de prevenir a maior parte de gestações indesejadas, evitando um imenso sofrimento humano e reduzindo a necessidade de recorrer ao abortamento inseguro ( BRASIL, 2005). A Contracepção de Emergência e um método que deve ser utilizado somente em último caso, pois seu uso regularmente faz com que o efeito do medicamento seja diminuído, e pode também causar danos a saúde da mulher devido a sua alta dose de componentes hormonais. Efeitos colaterais como enjoo, vômitos, cefaleia, tontura e mal estar são comuns em alguns casos. Mulheres com distúrbios metabólicos, insuficiência hepática ou tromboembolismo venoso devem conversar com medico antes de tomar o medicamento ( BRASIL, 2005 ).
È um método