Projeto Experimental I Briefing
110 anos da Harley Davidson
1 – Cenário
Em 1903, na cidade norte americana de Milwauke, três jovens fundaram a lendária marca de motocicletas Harley-Davidson com sede, até hoje, no mesmo lugar.
Durante a Primeira Guerra Mundial, o primeiro soldado americano ao entrar em território alemão estava pilotando uma Harley-Davidson. Após a guerra, a marca voltou às pistas de corrida. Em 1921, tornou-se a primeira equipe a vencer uma prova de velocidade, mostrando a potência da marca. Nesse período, a marca se especializou em construir motos de uso exclusivo militar e após a guerra os principais consumidores da marca foram os combatentes que lutaram na guerra.
Na década de 50, os meios de comunicação norte americanos fortaleciam o espírito Harley-Davidson e a imagem dos motoqueiros foi o centro das atenções das massas. O Filme “The Wild Ones”, com Marlon Brando, transformou a imagem dos motoqueiros, que passaram a ser vistos como foras-da-lei, beberrões e arruaceiros.
Em 1965, a empresa abriu ações no mercado de valores. Após quatro anos, a AMF (American Foundry & Machine Corporation) comprou as ações da Harley. Já nos anos 70,a produção anual passou de 15.000 para 75.000 unidades. Mesmo com motos de baixa qualidade, a demanda continuou alta até a entrada de empresas japonesas que ocuparam grande parte do mercado americano e mundial.
Em 1980, a AMF vende a empresa a 12 executivos, mas só em 1983 as vendas subiram e a empresa passou a obter altos lucros. Em 1987, o presidente norte americano Ronald Reagan declarou-se fã da marca publicamente. Assim, a Harley-Davidson voltou de vez ao mercado de motocicletas.
A empresa tem três grandes fábricas nos Estados Unidos e a única que se localiza fora do país encontra-se aqui no Brasil, na Zona Franca de Manaus. Atualmente, a HD Brasil conta com 17 modelos fabricados no País, e todos são distribuídos nas concessionárias.
Alguns dos valores da Harley-Davidson são garantir o mais alto nível de