projeto executivo
1. Conceito de Projeto Executivo
O Projeto Executivo é considerado como o “Manual de instrução da obra”. Ele deve apresentar todos os componentes necessários à realização de uma obra. O Projeto Executivo é dividido em tres fases, a fase de estudos, fase de projeto e fase de complementos.
Na fase dos estudos se realiza o levantamento, análise e diagnóstico dos dados e informações necessárias. A fase dos projetos é a etapa onde estarão todos os detalhes necessários, sendo possível a realização dos relatórios e orçamentos. Na fase dos complementos é apresentado todo trabalho desenvolvido através de memórias de cálculo, cadernetas da residência e planilhas de cálculo.
2. Estudos
2.1. Estudos de tráfego/transporte
Nada mais é que a coleta de dados de tráfego, com o estudo e análise do tráfego atual e futuro visando propiciar meios necessários para avaliar se o sistema de transporte existente é suficiente, ajuda ainda na definição do traçado padrão da rodovia, na definição de suas características técnicas, operacionais e na determinação de sua classe. O estudo de tráfego visa um melhor entendimento dos fluxos de veículos e suas principais características.
2.2. Estudo topográfico
É o estudo do terreno através de levantamento topográfico convencional ou por processo aerofotogramétrico, com formas de trabalho, precisão e tolerância em consonância à fase de projeto que se desenvolve. O processo é dividido em fase de coleta, processamento e tratamento de dados, disposição e gerenciamento das informações coletadas, que irá compor relatório e planta da área. São mapas em escala, e cartografia voltada à implantação de projetos, com mais detalhes.
2.3. Estudos geológicos e geotécnicos
Têm por objetivo avaliar os terrenos superficiais e subsuperficiais através de sondagens e coleta de materiais no campo, e consequentes ensaios destes materiais para definição de suas características e aplicabilidade. Avalia ainda o comportamento das rochas,