Projeto estágio ii
UNIVERSIDADE ESTADUAL VALE DO ACARAÚ
CURSO: LICENCIATURA EM MATEMATICA
DISCIPLINA: ESTÁGIO II
PROFESSOR: MAURO MELO
ALUNOS: ARILSON DE ALMEIDA FERNANDES, JOSÉ RICARDO OLIVEIRA, LEANDRO MONTEIRO.
1 – JUSTIFICATIVA: Embora seja de suma importância à realização do estágio de campo (regência de classe), é importante também que tenha compromisso em ajudar a solucionar e equacionar os problemas existentes nas suas atividades docentes. Buscando melhorar cada vez mais o aproveitamento do ensino-aprendizagem, pois necessitam de um melhor aprofundamento na construção do saber e como ser socialmente independente. Pois nos dias atuais o ensino segue diferentes de vários caminhos que sempre penaliza o aluno ao longo do desenvolvimento intelectual, ou seja, não havendo empenho corpo docente junto ao alunado, simplesmente evidenciam conceitos já prontos, dessa maneira esse tipo de apresentação faz como que o ensino-aprendizagem, principalmente da matemática, torna-se de certa forma desvinculado da realidade do aluno.
Em toda parte, o fracasso dos alunos em matemática é patente, apesar de, tranqüilamente, tolerado. A nosso ver, a grande revolução pedagógica vai ser uma revisão da linguagem para a Matemática (realmente, o direcionamento do processo escolar para o desenvolvimento mental da das crianças) mas, vejamos os comentários do próprio J.Piaget sobre essa bizarra falta de aptidão para a matemática. (Jean, Piaget, 2000, p 102).
A finalidade do educador estagiário é compreender e se apropriar da maneira adequada para exercer o ofício de professor e desenvolver técnicas metodológicas para satisfazer as necessidades no âmbito escolar e no cotidiano. No entanto a aprendizagem do aluno depende da percepção que o professor deverá ter em sala de aula, para poder ter um resultado satisfatório ao longo do processo ensino-aprendizagem.
No que se refere à percepção, a abordagem