Projeto Escola Que Protege
ACOLHA SUA CRIANÇA:
Autores:
Dionaci Antônio de Cristo.
Elisandra Simonett.
Fabiani Bueno
Solange Aparecida De Almeida
Introdução:
A criança é um ser único dotado de identidade e singularidades possui características, interesses, habilidades e necessidades únicas, descobertos e vivenciados durante o seu processo de crescimento e desenvolvimento cognitivo, psicossocial e afetivo. Sendo necessário considerar o ritmo de cada criança, o estilo de inteligência de cada criança, a cultura de origem de cada criança, o capital linguístico de cada criança, o repertório de linguagens de cada criança.
Mesmo as crianças muito pequenas já estão construindo conhecimento e todas merecem ser ouvidas sobre isso. É preciso ter profissionais capacitados à interpretar e acolher cada gesto, informação ou o olhar da criança, compreendendo-a, legitimando seus sentimentos, valorizando seus desejos e acolhendo seus medos.
“Para cuidar é preciso antes de tudo estar comprometido com o outro, com sua singularidade, ser solidário com suas necessidades, confiando em suas capacidades. Disso depende a construção de um vínculo afetivo entre quem cuida e é cuidado”. (RCNEI –Vol. 1, p. 75, MEC/SEF, 1988)
Um ambiente farto em interações, que acolha as particularidades de cada indivíduo, promova o reconhecimento das diversidades, aceitando-as e respeitando-as, ao mesmo tempo que contribui para a construção da unidade coletiva, favorece a estruturação da identidade, bem como de uma auto imagem positiva.
Justificativa:
Certamente interessa a profissionais docentes, gestores, familiares, pois oferecerá a possibilidade de efetivar práticas comuns do dia a dia escolar que respeitem as crianças como sujeitos de direito. Assim o professor estabelecerá condições favoráveis para o desenvolvimento de suas aulas, o aluno se sentirá acolhido pela escola, ou seja, se sentir protegido física e emocionalmente, têm de se sentir reconhecida, desta forma o professor