Projeto Escola Pública DF
Este projeto foi desenvolvido a partir de uma visão multidisciplinar, onde envolveu quatro campos da Psicologia, são elas: Psicologia da Saúde; Psicologia Social; Psicologia Organizacional e Psicologia Escolar, onde relacionadas forneceu uma melhor compreensão e análise dos fenômenos que ocorrem dentro de uma instituição de ensino público.
A análise realizada se deu a partir de uma nova perspectiva, onde não só a sala de aula foi o foco, mas também toda a sociedade envolvida e a forma de sistema educacional empregado na instituição. Segundo Nóvoa (1995), a partir do ponto de vista tradicional que privilegiava às vezes o nível micro da sala de aula e às vezes o nível macro do sistema educacional, surgiu uma sociologia das organizações escolares que se propõe por um nível meso de compreensão e de intervenção. Assim a proposta deste projeto foi obter uma compreensão diferenciada e aprofundada das dinâmicas existentes dentro de uma escola pública do Distrito Federal, a partir do olhar diversificado de análise.
Muitos temas considerados importantes de análise foram pré-determinados pelas pesquisadoras do projeto como base durante a pesquisa e vivência de campo, dentro da instituição escolar. Porém muitos outros foram não só relatados pelos sujeitos que circulam na instituição, como também vivenciados pelas pesquisadoras durante as visitas realizadas. Por isso, o projeto que tem como objetivo maior propor um plano de ação foi feito dando uma atenção especial à demanda do contexto. As informações obtidas através das conversas formais e informais, das observações etc., foram exclusivas, diretas, sentidas, vivenciadas e o mais importante, vieram de diversas fontes, como por exemplo, sujeitos com diferentes visões e percepções, conforme o papel que assumem dentro da instituição e a suas necessidades. Com isso o projeto obteve maior fidedignidade e validade na produção do plano de ação, com base nas reais necessidades da instituição.
A