Projeto Ergonomia
ERGONOMIA
PROJETO 02
Santo André
2014
Sumário
1.INTRODUÇÃO 03
2.METODOLOGIA 08
2.1 RULA 08
2.2 AVALIAÇÃO POSTURAL 09
3.RESULTADOS 14
4. DISCUSSÃO 17
3.CONCLUSÃO 19
1.INTRODUÇÃO
O seguinte trabalho tratará de uma análise ergonômica de um posto de trabalhoda empresa HERAEUS ELECTRO NITE INSTRUMENTOS LTDA. e também uma proposta de adequação para o posto citado.
A HeraeusElectro-Niteé uma empresa que por mais de 50 anos tem liderado o mercado de tecnologia de medições em metais no estado líquido.Para a indústria metalúrgica são oferecidos sistemas de medição completos, instrumentos e acessórios para algumas aplicações, como por exemplo, medições de temperatura, sistemas de medição de temperatura, carbono e oxigênio estão disponíveis. Uma grande variedade de amostradores, customizados para as necessidades dos diversos clientes, está no escopo de fornecimento da HeraeusElectro-Nite (HERAEUS, 2014).
O sistema de produção da Heraeusbaseia-se em sua maior parte em linhas de montagem, projetadas através de postos de trabalho sequenciais que em sua maioria possuem operadores trabalhando com dispositivos de montagem acionados por botão. As matérias primas utilizadas nos processo de montagem são de baixo volume e massa física atingindo uma média de 0,080kg cada matéria prima.
Em uma determinada linha de montagem denominada MTSA há a produção de insertsamostradores, que é parte de um dispositivo descartável (produto acabado) que, quando imerso em aço no estado líquido, é capaz de retirar uma amostra deste aço num formato que possibilita o cliente realizar analise química do mesmo em equipamentos especiais.
O posto inicial desta linha de montagem utiliza um dispositivo pneumático acionado por botão para fazer a união física, por prensagem, de um corpo de areia e duas peças de metal que são posicionados previamente pelo operador onde, após esse processo, este conjunto é passado