Projeto Engenharia Som II
Engenharia de Som II – Curso de Graduação em Engenharia
Elétrica da Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação
(FEEC) – Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
José Carlos Cazarin Filho (RA: 106064)
Francisco Carvalho Guida Motta (RA:102343 )
Erick Serafim Bortolazzo (RA: 105957)
Prof. Rafael Mendes
Campinas (SP)
26 de junho de 2014
Introdução
Em 1920, Léon Theremin inventou um dos primeiros instrumentos musicais completamente eletrônico: o teremim. Através de um oscilador variável controlado pela distância do músico ao instrumento (campo magnético) é determinado a frequência a ser emitida e sua amplitude. O instrumento fascinou muitos músicos do século passado, entre eles Clara Rockmore na década de 30; e se popularizou na década de 50 quando Robert
Moog passou a vender kits de construção de teremins. Recentemente o interesse pelo instrumento ressurgiu devido à sua expressividade e pecularidade única.
Inspirados pelo conceito do teremim original, propõese o projeto de um instrumento completamento eletrônico, em que uma membrana que varia sua resistência de acordo com a pressão aplicada sobre ela como elemento controlador de frequência, e outra membrana que controla o volume. Como motivação citase perfomances ao vivo de artes cênicas, onde a posição e pressão exercidas pelos atores podem ser reconhecidas e a partir disto esquemas sonoros ou de luminosidade podem ser automaticamente controlados.
Utilizase uma balança digital (FSR300) como membrana de resistência variável, um microcontrolador Arduino para interpretar a entrada e gerar a saída de áudio, que é enviada diretamente à um buzzer ou à um amplificador de sinal e em seguida à um altofalante.
O objetivo foi alcançado com sucesso para a frequência e parcialmente para a amplitude. Notase que os dados obtidos