projeto elétrico
No Brasil, o número de internações e mortes por causa de choques elétricos vem crescendo cada vez mais. Em 2008, 1.343 pessoas morreram e em 2011, esse número subiu para 1.491; Já as internações passaram de 1.332 para 2.696 nesse mesmo período. É importante se proteger e tomar cuidado com armadilhas dentro e fora de casa. Pois dependendo de onde estiver, a pessoa pode levar um choque de 110 volts a 138 volts e, em cada caso, a gravidade é maior ou menor. Portanto, faz-se necessário tomar algumas medidas de prevenção contra choques elétricos que incluem: Projetos corretos, bitolas para fios, chaveamento correto, dispositivos de proteção (fusíveis e disjuntores), isolamento, sinalização e advertência nas instalações em geral e, sobretudo nas operações de manutenção, uso de cadeados de segurança sem circuitos abertos para manutenção.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1. Choques Elétricos
Os choques elétricos ocorrem de fato sempre que uma determinada corrente elétrica percorre o corpo humano. Dependendo da situação, um choque pode causar apenas um pequeno formigamento, queimaduras de 3º grau ou até mesmo levar a pessoa a óbito.
Por que ocorre o choque?
A corrente elétrica, quando percorre o corpo humano, interfere junto às correntes internas carregadas pelos nervos, dando-nos a sensação de formigamento.
Para que o choque ocorra, deve haver uma diferença de potencial entre dois pontos distintos do corpo humano, ou seja, quanto maior for a diferença de potencial, maior será a corrente elétrica; como consequência, o choque também será maior. Geralmente, um desses pontos sãos os pés, que estão em contato com o solo, e o outro ponto é o que de fato entra em contato com algum aparelho elétrico ou fio elétrico.
O valor da corrente elétrica, ou melhor, a intensidade, depende de alguns fatores relevantes, como por exemplo, a voltagem e a resistência elétrica do caminho percorrido pela corrente elétrica no corpo.