projeto educação ambiental
1. Introdução
Nos dias de hoje, a quantidade de lixo gerada no mundo tem sido grande e seu mau gerenciamento tem gerado graves danos ao meio ambiente, comprometendo a saúde e o bem-estar da população.
Segundo Gerardi e Salamoni, a responsabilidade com a sustentabilidade do processo produtivo vai além de sua dimensão ecológica, ou seja, uma sustentabilidade econômica, social, cultural, política e tecnológica do processo de desenvolvimento de cada local, de cada região. Viver de modo sustentável envolve muito mais do que usar energia solar ou banir sacolas plásticas. Envolve mudança de estilo de vida, conhecimento, avanço tecnológico, evolução espiritual, uma nova economia. Para isso, é preciso desenvolver um cidadão consciente do ambiente total, preocupado com os problemas associados a esse ambiente e que tenha o conhecimento, as atitudes, motivações, envolvimento e habilidades para trabalhar individual e coletivamente em busca de soluções para resolver os problemas atuais e prevenir os futuros.
2. Diagnóstico descritivo
Problema:
O processo de implantação de modelos de desenvolvimento neoliberais, regidos pela norma do maior lucro possível no menor espaço de tempo levou a industrialização acelerada que se apropriava cada vez mais violentamente dos recursos ambientais. Com isso, gerou diversos lixos, desmatamentos, poluição e muito mais, prejudicando severamente o nosso meio ambiente.
Solução:
A solução para crise ambiental não será concretizada apenas com medidas parciais de preservação e proteção ambiental, mas sim por meio de uma ampla mudança na economia, na cultura e na própria maneira dos homens se relacionarem entre si e com a natureza.
3. Objetivos
Objetivo Geral:
É necessário desenvolvermos junto com as comunidades, programas de informação sobre os problemas ambientais, alertar sobre o problema da grande produção de lixo, possibilitar a todos conhecimentos, sentido de